- É a maior floresta tropical do planeta.
- Estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul.
- 63% no Brasil e o restante estão distribuídos no Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.
- Abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte do Maranhão. - A Amazônia Legal correspondente a cerca de 61% do território brasileiro (5.217.423 km2).
- Tem 20 milhões de habitantes (IBGE, 2000) e baixa densidade demográfica.
- Guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo.O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água.
- Megabiodiversidade : é rica em espécies vegetais e animais.
- A floresta absorve carbono diminuindo as consequências das mudanças climáticas globais.
- Enorme potencial de plantas a serem descobertas para uso farmacêutico, cosmético, químico, alimentar, etc.
Ameaças : grilagem (posse ilegal de terras mediante documentos falsos), desmatamentos, queimadas, madeireiras predatórias, expansão da fronteira pecuária e agrícola (soja principalmente no Mato Grosso), fiscalização insuficiente, impunidade, caça e pesca sem controle, contrabando de animais. A floresta é vulnerável aos efeitos do aquecimento global. Em 2004, o setor madeireiro extraiu o equivalente a 6,2 milhões de árvores. Após o processamento principalmente no Pará, Mato Grosso e Rondônia, a madeira amazônica foi destinada tanto para o mercado doméstico (64%) como para o externo (36%). O Pará é o principal produtor de madeira amazônica, representando 45% do total produzido e concentra 51% das empresas madeireiras.
A industrialização ocorre ao longo dos principais eixos de transporte da Amazônia. Alguns dos graves problemas são o caráter migratório da indústria madeireira e o baixo índice de manejo florestal. Madeireiros tem construído milhares de quilômetros de estradas não-oficiais em terras públicas facilitando a grilagem. (IMAZON)
A média de cobrança e pagamento efetivos das multas ambientais é baixíssima em toda a Amazônia.
Entre 1990 e 2003 a taxa de crescimento da pecuária na Amazônia Legal cresceu 140%, passando de 26,6 cabeças de gado para 64 milhões de cabeças. A taxa média de crescimento foi 10 vezes maior do que no restante do país, respondendo por 33% do rebanho nacional. O Mato Grosso, Pará e Rondônia foram os principais produtores no período. Em 2000 a maior parte da carne produzida pelos frigoríficos da Amazônia foi para o mercado nacional, principalmente Nordeste e Sudeste. O aumento da demanda de exportação é crescente. (IMAZON)
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2007), 75% da área desmatada na Amazônia é ocupada pela pecuária. São 70 milhões de bovinos, e um terço está no Mato Grosso. A ocupação é de quase uma cabeça de gado por hectare.
O Brasil é o maior exportador mundial e o segundo maior consumidor de carne bovina.
Pastagens degradadas tem sido convertidas em cultivos agrícolas. O pecuarista vende o pasto para o cultivo da soja e continua a desmatar.
As bacias hidrográficas de Mato Grosso já perderam de 32% a 43% de sua cobertura vegetal original (IMAZON e ICV, 2006).
O que podemos fazer ?
Denúncias sobre agressões ao meio ambiente, como incêndios florestais, podem ser feitas através da Linha Verde do IBAMA 0800-61-8080. Saiba mais no site www.ibama.gov.br/prevfogo .
Ao comprar produtos florestais como madeira e papel, exija o selo Conselho de Manejo Florestal (FSC) para ter a garantia que eles provém de florestas manejadas de acordo com critérios rigorosos e não predatórios. O selo verde atesta o uso de técnicas de corte que respeitam os ciclos de regeneração da mata. No site www.fsc.org.br encontra-se a lista com todas as empresas certificadas.
Reduzir o consumo de carne em geral também ajuda no combate ao desmatamento. Isso porque muito da produção de soja é utilizada como ração de animais, como aves e porcos. Além de fazer bem à saúde, uma dieta com muitos vegetais é a que menos causa impactos negativos ao meio ambiente. Ao comer menos carne vermelha, por exemplo, o cidadão está contribuindo também no sentido de reduzir a necessidade de abertura de novas áreas de pastagens. Além disso, são economizados 20 mil litros de água tratada envolvida na produção de cada quilo de carne bovina. (AKATU)
Pergunte ao seu açougueiro ou ao supermercado de onde vem a carne que você compra.
Evite consumir produtos feitos com couro animal. Busque alternativas como o couro vegetal (ecológico) feito a partir da extração do látex.
Reduza o consumo de papel. Prefira papel reciclado.
Elimine o desperdício de alimentos para que a fronteira agrícola não avance ainda mais em direção às florestas nativas.
Comerciantes não devem comprar madeira ilegal, sem o documento de origem florestal.
Grande parte da madeira extraída ilegalmente é vendida em lojas e depósitos de material de construção. Preste atenção na hora de construir ou reformar sua casa.
Só compre móveis duráveis e conserve-os bem.
Não compre orquídeas, bromélias, xaxins e palmitos sem certificado de origem. São espécies ameaçadas de extinção e só podem ser vendidas se forem cultivadas com essa finalidade.
O palmito Juçara, encontrado na Mata Atlântica vem sendo explorado de forma predatória. A sua palmeira está em extinção.
Evite comprar palmito in natura, principalmente os vendidos na beira de estradas.
Recuse palmito em conserva que não tenha registros do Ministério da Saúde ou do Ibama. Não arrisque sua saúde. O botulismo é uma intoxicação alimentar provocada pela consumo de palmito produzido sem condições de higiene necessárias. Combata o palmito clandestino (ver vídeo).
O juçara morre após a extração do palmito. A pupunha e o açaí, originários da Floresta Amazônica, se regeneram após o corte.
Não compre imóveis dentro de áreas protegidas da Mata Atlântica.
A sociedade civil organizada pode cobrar do governo a intensificação de esforços como por exemplo :
- aumentar a verba para a fiscalização da ocupação ilegal de terras (maiores investimentos para garantir uma presença mais efetiva na Amazônia : Ibama, Polícia Federal e Exército principalmente ao longo das estradas clandestinas e áreas críticas detectadas por satélite);
- combater a exploração predatória de madeira (punição dos infratores incluindo servidores corruptos, apreensão de equipamentos);
- organizar o caos fundiário da região e conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a proteção do meio ambiente;
- estancar o avanço de novos pastos sobre as florestas da região;
- fiscalizar e exigir o respeito às leis florestais e a recomposição da vegetação nativa por quem desmatou indevidamente;
- proteger os direitos e as terras dos índios;
- criar unidades de conservação principalmente onde há ameaça de expansão predatória.
Dicas pra conquistar qualquer tipo de amor. com certeza será muito bom trocarmos experiências sobre o amor cujo é um sentimento muito forte no mundo.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
domingo, 15 de agosto de 2010
Em 1823 O Pará aderiu a independêcia. No Brasil
Hoje se passa mais um ano que Estado do Pará aderiu a independência. Foi o último Etado Brasileiro em virtude de que lá no Pará existia uma Colônia portuguesa muito forte. .Após tentativas da monarquia em fazer o Pará um Estado totalmente Brasileiro foi com apoio do Ingleses que teve no General JOHN TAYLOR um grande participe nessa causa junto ao GEN: Greenffeil( Mercenário conhecido).
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Esporte_Neymar marca, e Mano começa na seleção com vitória e promessa de bom futebol cumprido. Brasil usa toque de bola contra os Estados Unidos e faz 2 a 0 mesmo com chances perdidas
Mano Menezes iniciou sua passagem como técnico da seleção e cumpriu a promessa de jogo bonito e com cara de futebol brasileiro. Nesta terça-feira (10), o revigorado Brasil jogou bem e venceu os EUA por 2 a 0, em Nova Jersey. Com toque de bola, dribles e velocidade, o time nacional dominou a partida e conseguiu sua primeira vitória de um técnico estreante desde 2000, com Emerson Leão.
>> Quem foi o melhor em campo pela seleção brasileira? Opine!
As grandes expectativas giravam em torno das atuações de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Ambos jogaram bem, e foram ajudados por boa partida feita por Robinho, Alexandre Pato, André Santos e Ramires.
A promessa de buscar um protagonismo no jogo também foi cumprida. A seleção brasileira dominou a posse de bola e não se descuidou da defesa. Neymar mostrou ter ficado à vontade com a camisa amarela e arriscou dribles, acertando a maioria. Ganso distribuiu o jogo tão bem quanto faz no Santos.
Nervosa nos primeiros minutos, a seleção brasileira não começou bem a partida. Até o experiente Daniel Alves errava passes na defesa e dava chances aos EUA. Em um desses erros, Landon Donovan recebeu a bola, passou por um marcador brasileiro e saiu na cara do gol. Atrapalhado por André Santos, ele não alcançou a bola na hora de finalizar.
Com o tempo, os jovens talentos da seleção começaram a aparecer e fazer o que se esperava deles. Aos 9min, Daniel Alves se recuperou dando bom lançamento para Alexandre Pato. O jogador do Milan tirou da defesa e bateu cruzado para fora.
O trio santista de Robinho, Neymar e Ganso passou a se movimentar e acertar os passes, que no início estavam sem precisão. Os três tinham a ajuda o lateral-esquerdo André Santos, que entrou bem, apoiando o setor ofensivo.
Na marca dos 15min, o Brasil já tinha ampla superioridade. Os Estados Unidos mal pegavam na bola. Aos 22min, Robinho tocou para Ramires chutar. Howard defendeu. Em seguida, aconteceu a primeira jogada de efeito da nova seleção brasileira. Neymar cortou para o fundo, fingiu que ia cruzar e deixou Spector quase sentado. O atacante tentou cruzamento, mas errou.
Aos 28min, saiu o primeiro gol da “era Mano Menezes”. André Santos recebeu na esquerda e deu cruzamento perfeito para Neymar, que cabeceou com igual perfeição e abriu o placar. Três minutos depois, Pato recebeu cruzamento e se enrolou com o goleiro Howard. A bola entrou, mas o árbitro marcou falta do atacante.
Os toques de bola do Brasil envolviam totalmente a seleção norte-americana. Aos 37min, Ganso deixou Robinho em condição de chutar, mas o jogador finalizou em cima de Howard. Aos 43min, Neymar quase marcou em jogada individual, mas o gol premiou Pato, que recebeu belo toque de Ramires nos acréscimos, driblou o goleiro rival e ampliou.
Na zaga, o estreante David Luiz mostrou segurança. Porém, a eficiência do toque de bola impediu o setor defensivo de ser muito testado. Apesar de ter errado 21 passes no primeiro tempo, o Brasil agradou, com oito finalizações, sendo duas no gol. Assim, Mano Menezes preferiu voltar com a mesma equipe para a etapa final. Nos EUA, apenas uma troca, no gol: saiu Howard e entrou Guzan.
O bom futebol brasileiro continuou no começo do segundo tempo. Logo no segundo minuto, Robinho deu belo passe para Pato. O jogador saiu novamente apenas com o goleiro à sua frente, mas chutou para fora. Aos 7min, Daniel Alves cruzou rasteiro e, após a bola passar por tentativas de finalização de Pato e Neymar, Robinho chutou na trave.
Os EUA então assustaram em gol não validado de Bradley, que cabeceou em posição de impedimento. Aos 14min, Mano Menezes fez sua primeira alteração, colocando Hernanes no lugar de Ramires. No minuto seguinte, Neymar deu duas pedaladas para cima de Spector e chutou, mas o goleiro Guzan jogou pela linha de fundo. Neymar ainda teve outra boa chance antes de ser substituído. O santista partiu em velocidade contra o goleiro rival, mas foi atrapalhado novamente pela zaga e chutou em cima do arqueiro.
Depois de Hernanes, Mano colocou André, no lugar de Pato, e Ederson, na vaga de Neymar. O atleta do Lyon, entretanto, teve a história mais triste da noite. Em seu primeiro minuto em campo, ele sentiu uma lesão e teve de deixar o campo, para a entrada de Carlos Eduardo.
O Brasil continuava melhor, mas errava nas finalizações. Aos 31min, Ganso deu lindo chute de fora da área, mas a bola bateu na trave. No minuto seguinte, Robinho chutou de dentro da área, mas a bola passou ao lado do gol. A grande oportunidade brasileira foi perdida aos 37min. André Santos tocou para André finalizar. A bola sobrou para Carlos Eduardo. Ele dominou na linha da pequena área, mas chutou fraco demais, e Guzan defendeu.
Mesmo sem gols no segundo tempo, o Brasil finalizou no ataque, com mais chutes perigosos e com uma postura diferente da vista na época de Dunga.
>> Quem foi o melhor em campo pela seleção brasileira? Opine!
As grandes expectativas giravam em torno das atuações de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Ambos jogaram bem, e foram ajudados por boa partida feita por Robinho, Alexandre Pato, André Santos e Ramires.
A promessa de buscar um protagonismo no jogo também foi cumprida. A seleção brasileira dominou a posse de bola e não se descuidou da defesa. Neymar mostrou ter ficado à vontade com a camisa amarela e arriscou dribles, acertando a maioria. Ganso distribuiu o jogo tão bem quanto faz no Santos.
Nervosa nos primeiros minutos, a seleção brasileira não começou bem a partida. Até o experiente Daniel Alves errava passes na defesa e dava chances aos EUA. Em um desses erros, Landon Donovan recebeu a bola, passou por um marcador brasileiro e saiu na cara do gol. Atrapalhado por André Santos, ele não alcançou a bola na hora de finalizar.
Com o tempo, os jovens talentos da seleção começaram a aparecer e fazer o que se esperava deles. Aos 9min, Daniel Alves se recuperou dando bom lançamento para Alexandre Pato. O jogador do Milan tirou da defesa e bateu cruzado para fora.
O trio santista de Robinho, Neymar e Ganso passou a se movimentar e acertar os passes, que no início estavam sem precisão. Os três tinham a ajuda o lateral-esquerdo André Santos, que entrou bem, apoiando o setor ofensivo.
Na marca dos 15min, o Brasil já tinha ampla superioridade. Os Estados Unidos mal pegavam na bola. Aos 22min, Robinho tocou para Ramires chutar. Howard defendeu. Em seguida, aconteceu a primeira jogada de efeito da nova seleção brasileira. Neymar cortou para o fundo, fingiu que ia cruzar e deixou Spector quase sentado. O atacante tentou cruzamento, mas errou.
Aos 28min, saiu o primeiro gol da “era Mano Menezes”. André Santos recebeu na esquerda e deu cruzamento perfeito para Neymar, que cabeceou com igual perfeição e abriu o placar. Três minutos depois, Pato recebeu cruzamento e se enrolou com o goleiro Howard. A bola entrou, mas o árbitro marcou falta do atacante.
Os toques de bola do Brasil envolviam totalmente a seleção norte-americana. Aos 37min, Ganso deixou Robinho em condição de chutar, mas o jogador finalizou em cima de Howard. Aos 43min, Neymar quase marcou em jogada individual, mas o gol premiou Pato, que recebeu belo toque de Ramires nos acréscimos, driblou o goleiro rival e ampliou.
Na zaga, o estreante David Luiz mostrou segurança. Porém, a eficiência do toque de bola impediu o setor defensivo de ser muito testado. Apesar de ter errado 21 passes no primeiro tempo, o Brasil agradou, com oito finalizações, sendo duas no gol. Assim, Mano Menezes preferiu voltar com a mesma equipe para a etapa final. Nos EUA, apenas uma troca, no gol: saiu Howard e entrou Guzan.
O bom futebol brasileiro continuou no começo do segundo tempo. Logo no segundo minuto, Robinho deu belo passe para Pato. O jogador saiu novamente apenas com o goleiro à sua frente, mas chutou para fora. Aos 7min, Daniel Alves cruzou rasteiro e, após a bola passar por tentativas de finalização de Pato e Neymar, Robinho chutou na trave.
Os EUA então assustaram em gol não validado de Bradley, que cabeceou em posição de impedimento. Aos 14min, Mano Menezes fez sua primeira alteração, colocando Hernanes no lugar de Ramires. No minuto seguinte, Neymar deu duas pedaladas para cima de Spector e chutou, mas o goleiro Guzan jogou pela linha de fundo. Neymar ainda teve outra boa chance antes de ser substituído. O santista partiu em velocidade contra o goleiro rival, mas foi atrapalhado novamente pela zaga e chutou em cima do arqueiro.
Depois de Hernanes, Mano colocou André, no lugar de Pato, e Ederson, na vaga de Neymar. O atleta do Lyon, entretanto, teve a história mais triste da noite. Em seu primeiro minuto em campo, ele sentiu uma lesão e teve de deixar o campo, para a entrada de Carlos Eduardo.
O Brasil continuava melhor, mas errava nas finalizações. Aos 31min, Ganso deu lindo chute de fora da área, mas a bola bateu na trave. No minuto seguinte, Robinho chutou de dentro da área, mas a bola passou ao lado do gol. A grande oportunidade brasileira foi perdida aos 37min. André Santos tocou para André finalizar. A bola sobrou para Carlos Eduardo. Ele dominou na linha da pequena área, mas chutou fraco demais, e Guzan defendeu.
Mesmo sem gols no segundo tempo, o Brasil finalizou no ataque, com mais chutes perigosos e com uma postura diferente da vista na época de Dunga.
Mundo_ China: Mais de 700 mortos e 1000 desaparecidos
Pequim, 10 ago (Lusa) - Mais de 700 pessoas morreram nos aluimentos de terras em Gansu, no noroeste da China, e mais de 1000 desapareceram, anunciaram hoje as autoridades locais, revendo em alta o balanço anterior.
Três dias depois dos enormes deslizamentos de terra, o número de mortos eleva-se a 702 enquanto 1042 pessoas foram dadas como desaparecidas, anunciou Tian Baozhong, diretor do Departamento dos Assuntos Civis da província afetada, em conferência de imprensa.
O anterior balanço, divulgado na segunda-feira, indicava 337 mortos, 1148 desaparecidos e mais de 200 feridos.
Três dias depois dos enormes deslizamentos de terra, o número de mortos eleva-se a 702 enquanto 1042 pessoas foram dadas como desaparecidas, anunciou Tian Baozhong, diretor do Departamento dos Assuntos Civis da província afetada, em conferência de imprensa.
O anterior balanço, divulgado na segunda-feira, indicava 337 mortos, 1148 desaparecidos e mais de 200 feridos.
Nasa divulga imagen iceberg os se desprender da geleira da Groenlândia
Estados Unidos - A Nasa (agência espacial americana) divulgou nesta terça-feira (10) imagens de um enorme iceberg de aproximadamente 251 km² que se desprendeu na última quinta-feira (5) da geleira de Petermann, costa noroeste da Groenlândia.
O registro foi feito pelo sensor Espectoradiômetro de Imagem de Resolução Moderada (MODIS, na sigla em inglês), que pertence ao satélite Aqua, da Nasa.
A comparação da Nasa, mostra uma imagem do dia 28 de julho e uma do dia 5 de agosto, quase 10 dias depois da placa ter se desprendido. Segundo pesquisadores da Universidade de Delaware nos Estados Unidos, a galeria perdeu cerca de 70km de sua superfície flutuante e a quantidade de água contida no iceberg seria o suficiente para satisfazer toda a necessidade de água potável dos Estados Unidos por 120 dias.(Com informações do R7)
Assinar:
Comentários (Atom)






